fbpx Curso de Pós-Graduação em Educação STEAM | ULisboa

• 2022/2023
29/07/2022
17/10/2022

Nos últimos anos, tem ganhado protagonismo a abordagem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática (STEAM). Cultivando a investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos estudantes, a abordagem STEAM permite dar resposta aos desafios contemporâneos, através da promoção da transdisciplinaridade, associados à resolução de problemas reais. Esta importância da Educação STEAM reforça a necessidade de qualificação dos docentes dos ensinos básico, secundário e profissional, bem como de profissionais de divulgação e comunicação da ciência, capacitando-os para a sua mobilização nos diferentes contextos de ação, com recurso às tecnologias digitais. Neste contexto, o curso tem por objetivos desenvolver competências na criação de cenários de aprendizagem STEAM, em contexto de processos formativos inovadores, e promover a utilização generalizada de recursos educativos STEAM nos ensinos básico, secundário e profissional, e nos demais contextos de ensino (e.g., museus de ciência, escolas ciência viva), designadamente através do desenvolvimento de protótipos STEAM.