fbpx Formação Pedagógica para Docentes | Candidaturas até 27 de dezembro | ULisboa

Formação Pedagógica para Docentes | Candidaturas até 27 de dezembro

Formação Pedagógica para Docentes | Candidaturas até 27 de dezembro

Formação Pedagógica para Docentes | Candidaturas até 27 de dezembro

Share Formação Pedagógica para Docentes | Candidaturas até 27 de dezembro

As inscrições na 1.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa estão abertas até ao dia 27 de dezembro e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.


ChatGPT& Active Learning: Uma Parceria de Sucesso

A inteligência artificial é já uma realidade para a sociedade e para os/as estudantes e docentes da ULisboa. As preocupações com a sua utilização no Ensino Superior são de várias ordens. 

Neste workshop vamos utilizar o ChatGPT na preparação e implementação de diversos momentos ativos nas nossas Unidades Curriculares.

1.ª Data:

  • Calendarização: 3 de janeiro
  • Horário: 10h-12h
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá

2.ª Data:

  • Calendarização: 5 de janeiro
  • Horário: 14h-16h
  • N.º de vagas: 50
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá

Avaliação Objetiva de Apresentações Orais

A apresentação oral de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para estudantes. Por um lado, como docentes não somos especialistas em PublicSpeaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação. Por outro, os instrumentos utilizados frequentemente promovem à partida avaliações subjetivas. Neste workshop iremos refletir em conjunto sobre estratégias e processos que nos permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais.

1.ª Data:

  • Calendarização: 3 (presencial), 3 a 12 (assíncrona) e 17 de janeiro (remota)
  • Horário: 14h-16h
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial, remota e assíncrona
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 6 horas
  • Formadores: Sofia Sá

2.ª Data:

  • Calendarização: 5 (remota), 5 a 15 (assíncrona) e 19 de janeiro (remota)
  • Horário: 9h30-11h30
  • N.º de vagas: 50
  • Modalidade de ensino: remota e assíncrona
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 6 horas
  • Formadores: Sofia Sá

Momento 1 Síncrono: Nesta sessão, iremos conhecer instrumentos que permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais: as rubricas e as grelhas de comportamentos observáveis.

Momento 2 Assíncrono: Criação autónoma, com apoio de um vídeo ativo passo a passo, de uma rubrica e de uma grelha de comportamentos observáveis para avaliar objetivamente as apresentações orais, adequada ao contexto de cada um dos docentes.

Momento 3 Síncrono: Sessão de followup e feedback global às rubricas e grelhas construídas pelo grupo formativo. Identificação dos maiores desafios, potencialidades, aspetos positivos e áreas a melhorar.

Gravação de Pequenos Vídeos: Potencialidades Pedagógicas e Procedimentos Técnicos

Na era digital em que os nossos alunos e alunas passam partes significativas do seu tempo a ver vídeos curtos, é altura de considerarmos esta poderosa ferramenta como aliada no atingir dos nossos objetivos pedagógicos. Quer para dar feedback a trabalhos, quer para explicar algo pendente, quer noutras situações os pequenos vídeos constituem-se uma ferramenta benéfica.

 Neste workshop abordaremos os princípios e aplicações pedagógicas bem como os principais procedimentos técnicos para gravar vídeos de curta duração.

1.ª Data:

  • Calendarização: 4 de janeiro
  • Horário: 10h-12h
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: Computador portátil com Google Chrome instalado
  • Frequência: gratuita
  • Formadores: Sofia Sá

2.ª Data:

  • Calendarização: 4 de janeiro
  • Horário: 14h-16h
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: Computador portátil com Google Chrome instalado
  • Frequência: gratuita
  • Formadores: Sofia Sá

Jigsaw

A atividade Jigsaw foi desenvolvida no início dos anos 79 por Elliot Aronson e os seus colegas e, desde então, tem se tornado popular em vários níveis de ensino, nomeadamente no superior. Ao promover cooperação entre os diferentes elementos do grupo turma, que se interajudam para alcançar um objetivo comum enquanto trabalham o conteúdo proposto, esta atividade promove competências de colaboração, aprendizagem ativa e participação equalitária dos diversos membros.

Neste workshop vamos abordar os procedimentos, etapas e boas práticas de implementação de Jigsaw nas nossas salas de aula. 

  • Calendarização: 17 de janeiro
  • Horário: 10h-12h30
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá

Metodologias Ativas, Relação Pedagógica e Introversão: Uma Tríade Inesperada

A introversão de docentes e estudantes pode ser vista como um obstáculo à implementação de metodologias ativas no Ensino Superior. Neste workshop, vamos descobrir o que é a introversão, como podemos fazer dela um trunfo em ambientes ativos e como podemos criar um ambiente seguro de participação, tanto para docentes como estudantes, salvaguardando e potenciando a base de toda a aprendizagem: a Relação Pedagógica.

1.ª Data:

  • Calendarização: 17 de janeiro
  • Horário: 14h-16h
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá

2.ª Data:

  • Calendarização: 18 de janeiro
  • Horário: 10h-12h
  • N.º de vagas: 50
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá

Challenge-based Learning

Esta será uma formação teórico-prática que terá como objetivo apresentar o conceito de challenge-basedlearning (CBL), enquadrando as suas principais vantagens e formas de implementação no contexto académico.

A componente prática da formação terá como objetivo consolidar os conceitos apresentados e proporcionar tempo de reflexão e trabalho colaborativo entre os participantes que conduza à definição de estratégias para que estes possam incorporar CBL nas suas unidades curriculares.   

  • Calendarização: 19 de janeiro
  • Horário: 10h-13h
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Rita Tomé

Ensinar e Aprender com o Digital

A ação de formação propõe a discussão em torno da análise e da reflexão crítica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, a partir de exemplos de práticas pedagógicas em diferentes contextos de aulas. É analisada, de modo global, a relação entre as tecnologias e o currículo, com vista a ensinar e promover a aprendizagem no ensino superior.

1.ª Data:

  • Calendarização: 15 de janeiro
  • Horário: 10h-12h
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Joana Viana

2.ª Data:

  • Calendarização: 24 de janeiro
  • Horário: 14h-16h
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Joana Viana

Gamificação na Sala de Aula

Esta formação tem como objetivo apresentar as principais tendências e vantagens de implementação de estratégias de gamificação em práticas pedagógicas no ensino superior, dando exemplos concretos e apontando possíveis estratégias para a sua incorporação no contexto de sala de aula. 

  • Calendarização: 25 de janeiro
  • Horário: 10h-13h
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Rita Tomé

Observação de Aulas entre Pares: Partilha de Práticas, Feedback e Aprendizagem Profissional

A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através da observação de aulas entre pares, quer a partir do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador.

Nesta formação procuraremos:

  1. analisar práticas de observação entre pares, considerando diferentes dimensões, processos e estratégias de observação;
  2. analisar tipos e funções do feedback sobre a prática pedagógica observada.

A observação de aulas entre pares, o feedback e a reflexão constituem práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente.

Nota: será dada prioridade aos Docentes que se encontram a frequentar o projeto Observar & Aprender.

  • Calendarização: 30 de janeiro e 2 de fevereiro
  • Horário: 30 de janeiro (16h30-19h) e 2 de fevereiro (10h-12h30)
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Joana Viana

Literacia da Informação para a Escrita Académica

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os aprendentes articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes; compreendendo o contexto académico e como poderão contribuir para a comunidade científica através da produção escrita e publicação académica.

1.ª Data:

  • Calendarização: 5, 6 e 7 de fevereiro
  • Horário: 10h-12h
  • N.º de vagas: 25
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Tatiana Sanches

2.ª Data:

  • Calendarização: 14, 15 e 16 de fevereiro
  • Horário: 16h-18h
  • N.º de vagas: 40
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Tatiana Sanches

Inscreva-se

As inscrições na 1.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa encontram-se abertas até ao dia 27 de dezembro de 2023 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.

Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.

Inscreva-se Aqui

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER