fbpx Curso de Pós-Graduação e Formação Avançada em Tecnologia de Células Estaminais (2022) | ULisboa

Saúde, Ciências do Desporto
Nível
Formação / Complemento Especializado
Unidade Orgânica
Faculdade de Farmácia
Cidade Universitária
Professor Responsável
Susana Solá (FFUL) e Christa Rhiner (Fundação Champalimaud)
Duração
5 dias
Ano / Semestre
  • 2022/2023
  • 1º Semestre
Idioma de Lecionação
PT-EN
Regime
Início da Candidatura
04/10/2022
Início do Curso
21/11/2022
O objetivo geral do curso de Tecnologias de Células Estaminais é formar uma nova geração de investigadores com os conhecimentos necessários para compreender a plasticidade das células estaminais e considerar estratégias inovadoras baseadas em células estaminais para o tratamento de uma série de doenças devastadoras.
Sumário

As terapias baseadas em células estaminais estão a prosperar. De facto, as empresas farmacêuticas estão a investir cada vez mais na tecnologia das células estaminais para desenvolver novos tratamentos inovadores e potencialmente valiosos para doenças humanas graves, incluindo o cancro e perturbações neurológicas, como a esclerose múltipla, a doença de Alzheimer e de Parkinson, perturbações do humor, tumores cerebrais e até acidentes vasculares cerebrais. Além disso, embora se tenham verificado avanços seminais na compreensão da biologia das células estaminais, são ainda necessários mais trabalhos para colmatar o atual fosso entre as tecnologias das células estaminais e os tratamentos eficazes para as doenças relacionadas com o cérebro. Estimular o interesse científico por este tema irá certamente acelerar e melhorar a transferência bem sucedida de descobertas baseadas em células estaminais das descobertas efectuadas no domínio das células estaminais.

Saídas Profissionais
investigadores em formação ou pertencentes a institutos de investigação ou laboratórios de indústria, com o objetivo de desenvolver terapias baseadas em celulas estaminais.

Acesso

Custo
125€ | Gratuito para alunos de Doutoramento de 1.º ano da FFUL / Fundação Champalimaud
Condições de Acesso
Formação em ciências ligadas à saúde como ciências farmacêuticas, biologia, bioquímica, medicina, engenharia biomédica entre outras.

Parceiros e Apoios

Parceiros
Faculdade de Farmácia. ULisboa, Fundação Champalimaud; Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Apoios