Iniciação à Prova de Azeites Virgens

Instituto Superior de Agronomia
ISA Open Campus

O azeite virgem é a gordura de eleição da Dieta Mediterrânica, pelas suas características sensoriais únicas e pelos benefícios que o seu consumo traz para a saúde. A sua riqueza em ácidos gordos mono e polinsaturados, vitaminas lipossolúveis e em compostos antioxidantes e bioactivos fazem deste produto um alimento funcional com alegações de saúde reconhecidas pela UE,

Os vários tipos comerciais de azeite são definidos com base na sua qualidade. A qualidade do azeite virgem é avaliada, não só por parâmetros químicos, mas também pela análise sensorial realizada por painéis de provadores treinados para o efeito. As metodologias usadas são definidas pela UE (REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2022/2105 DA COMISSÃO de 29 de julho de 2022).

Descrição

O objectivo global deste curso consiste em transmitir conhecimentos de base necessários à análise sensorial de alimentos e sua aplicação ao caso concreto da prova dos azeites virgens. Serão emitidos certificados “de participação”, aos formandos que participarem em pelo menos 80% das sessões do curso e “de participação com aproveitamento” aos formandos que além de participarem tenham aproveitamento na prova final de análise sensorial.

250 € - público em geral
200 € - atuais ou ex-docentes, funcionários ou alunos do ISA