Modelação tridimensional e ambiente urbano

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

OBJETIVOS:

Compreender a complexidade do ambiente urbano e a importância das suas dimensões (ambiente, biodiversidade, economia, qualidade de vida, etc.). Trabalhar com software de modelação tridimensional e integrar a informação num SIG.

TÓPICOS PROGRAMÁTICOS:

I. Ecologia Urbana, sustentabilidade e qualidade de vida. O modelo metabólico de ecologia urbana. Biodiversidade e espaços verdes. A perspetiva económica das “cidades verdes”: crescimento urbano e ambiente. Os ecossistemas urbanos e o Ordenamento do Território.

II. Os bioclimas urbanos. Modificações do balanço energético. Modificações dos campos de vento na cidade. A poluição atmosférica: tipos de poluentes, fontes e fatores atmosféricos condicionantes. Conforto térmico e mecânico nos espaços construídos.

III. Modelação do ambiente físico urbano: tipos de modelos e complexidade dos modelos tridimensionais.

Condições Especiais:

Alumni IGOT – estudantes titulares de licenciatura, mestrado ou doutoramento pelo IGOT.

25% de desconto no valor da propina

Parceiros IGOT – entidades que suportem a totalidade da propina dos seus colaboradores

– até 4 inscrições: 10% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura

– 5 ou mais inscrições: 20% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura

a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências do território, ciências do ambiente, ciências sociais, arquitetura, engenharia civil, e outras áreas afins;

b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas acima indicadas;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do IGOT;

d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso pelo Conselho Científico do IGOT.

Trimestral
António Saraiva Lopes
Blended-learning (formação à distância/ensino presencial)
1ª Edição