Passar para o conteúdo principal

Sustentabilidade

Instituto de Ciências Sociais
Cidade Universitária
Sumário

OBJETIVOS GERAIS

Promover a temática da sustentabilidade e a sua integração na tomada de decisão no quotidiano, junto dos responsáveis técnicos de diferentes organizações e instituições, de forma a capacitá-los para responderem aos desafios que a construção de uma sociedade sustentável implica.

Promover a reflexão e a partilha de soluções que assegurem uma transição justa para uma economia neutra em carbono e assente nos princípios da sustentabilidade, num momento chave para a UE e para os Estado-Membros ao nível da disponibilização de recursos e da sua articulação com uma nova agenda política.

Explorar as interligações entre ciência, economia, gestão, política e sociedade e promover o contacto entre diferentes especialistas e interlocutores que representam diferentes quadrantes da sociedade.

Criar as condições para que os participantes de diferentes áreas explorem propostas diversas e possam estabelecer redes de contacto para futuras intervenções em prol da construção de uma sociedade sustentável.

Afirmar a Escola de Verão em Sustentabilidade como uma iniciativa de relevante interesse para a sociedade portuguesa, pelo seu contributo específico em abrir novos horizontes e dotar os participantes de novas ferramentas e capacidades para compreender a complexidade e a natureza inter-relacional da sociedade atual e futura.

Descrição

Em 2022 a VI Escola de Verão sobre Sustentabilidade será realizada em parceria com a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis e promoverá a problematização e a reflexão em torno dos desafios que um novo modelo energético como se preconiza atualmente – assente nos princípios da suficiência, eficiência, fontes renováveis, neutralidade climática, justiça e bem-estar – coloca à sociedade.

O contexto de guerra torna ainda mais premente e evidente a necessidade de alterarmos o nosso paradigma energético. Durante esta semana intensiva serão abordados os temas da pobreza energética, da reabilitação de edifícios, da produção renovável e descentralizada, das comunidades energéticas, mas sem esquecer os prosumidores, e o papel que as ciências sociais podem desempenhar na necessária alteração de práticas que terá de acontecer e na procura dos equilíbrios sociais tão necessários, quanto complexos. Será ainda debatida a necessidade de conceitos mais desafiadores como o de suficiência e a descodificação do nosso complexo sistema de uso da energia, que vai muito para além dos combustíveis usados para a nossa mobilidade.

Acesso

Vagas
30
Custo
300€

Parceiros e Apoios

Parceiros

Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável | APREN – Associação Portuguesa das Energias Renováveis

ECTS
5
Duração
1 semana
N.º de Horas
35
Professor Responsável
Luísa Scmidt e João Guerra
Nível
Formação Básica
Regime
Híbrido
Categoria
Ciências Sociais, Ciências Empresariais, Direito
Partilhar