Estatística aplicada à investigação pré-clínica, conceção e submissão de projetos envolvendo experimentação animal
A investigação científica na área das ciências da vida reveste-se de particular importância e tem na experimentação animal um dos seus principais pilares. Contudo, a evolução da sociedade e as preocupações com o bem-estar animal levam a que a utilização dos animais para fins experimentais e outros fins científicos tenha que ser cada vez mais alicerçada em práticas bem fundamentadas e regulamentadas. Tais práticas deverão passar pela formação e capacitação de todos os intervenientes neste processo.
Este curso confere formação adequada à conceção de projetos e procedimentos, nomeadamente, formação sobre o delineamento experimental (tipos de design, medidas repetidas, quadrado latino e projetos experimentais fatoriais), escolha de unidades experimentais e casualização, conhecimento e controlo do efeito de variabilidade residual, cálculo de dimensão das amostras e escolha dos tipos de controlo, randomização, avaliação cega, replicação independente e unidades experimentais, estimativa do tamanho da amostra, conceitos básicos de probabilidade e estatística, análise de variância de um ou dois fatores, análise de covariância, transformações de dados e métodos não paramétricos, análise multivariada de variância, introdução aos principais programas de análise estatística e elaboração de protocolos experimentais.
Este curso pode ser frequentado isoladamente. Porém, para quem pretenda a certificação da Categoria C da FELASA (função B da Diretiva 2020/63/EU), ou seja, creditação para coordenar projetos com animais de laboratório será necessário que os candidatos possuam também a formação téórica da Categoria B da FELASA de Ciências em Animais de Laboratório (função A da Diretiva 2020/63/EU).
missão de projetos envolvendo experimlínica, conceção e submissão de projetos envolvendo experimentação animal.
Este curso confere formação adequada à concepção de projetos e procedimentos, nomeadamente, formação sobre o delineamento experimental (tipos de design, medidas repetidas, quadrado latino e projetos experimentais fatoriais), escolha de unidades experimentais e casualização, conhecimento e controlo do efeito de variabilidade residual, cálculo de dimensão das amostras e escolha dos tipos de controlo, randomização, avaliação cega, replicação independente e unidades experimentais, estimativa do tamanho da amostra, conceitos básicos de probabilidade e estatística, análise de variância de um ou dois fatores, análise de covariância, transformações de dados e métodos não paramétricos, análise multivariada de variância, introdução aos principais programas de análise estatística e elaboração de protocolos experimentais.
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos de estatística aplicada à investigação pré-clínica. Certificação da Categoria C da FELASA (função B da Diretiva 2020/63/EU), ou seja, formação para coordenar projetos com animais de laboratório desde que possuam a Categoria B da FELASA de Ciências em Animais de Laboratório - função A da Diretiva 2020/63/EU.
Acesso
Formação em Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Médicas, Agrárias, Biológicas ou áreas relacionadas.