fbpx Modelação e simulação da dinâmica espacial do uso e ocupação do solo | ULisboa

Modelação e simulação da dinâmica espacial do uso e ocupação do solo

Território, Urbanismo, Arquitetura
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Jorge Rocha
Trimestral
  • 2022/2023
Blended-learning (formação à distância/ensino presencial)
1ª Edição
04/07/2022
21/11/2022

OBJETIVOS:
Atribuir aos participantes as necessárias competências que lhes possibilitem por intermédio de modelos de dinâmica (Matrizes de Transição, Cadeias de Markov e Autómatos Celulares) e processos, identificar os fatores condicionantes de alterações de uso e ocupação do solo e a elaboração de cenários futuros, com base em modelação espacial.
TÓPICOS PROGRAMÁTICOS:
I. Conhecimentos teóricos fundamentais sobre uso e ocupação do solo, modelação geográfica e ecologia da paisagem.
II. Análises estatísticas espaciais de uso e ocupação de solo à escala nacional, para dois momentos temporais de referência correspondentes à situação retratada na Carta CORINE Land Cover (2006, 2012 e 2018) e na Carta de Uso e Ocupação do Solo de Portugal Continental (COS) (2010, 2015, 2018)
III. Dinâmica de alteração de uso e ocupação do solo - aplicação da técnica de Matrizes de Transição e Cadeias de Markov.
IV. Identificação espacial de zonas de alteração de uso e ocupação do solo efetuada com recurso a mapas probabilísticos - aplicação da técnica de Autómatos Celulares.
V. Identificação de zonas de conflito decorrentes de expansão urbanística com base no cruzamento do uso e ocupação do solo atuais e Instrumentos de Gestão Territorial.

Condições Especiais: Alumni IGOT – estudantes titulares de licenciatura, mestrado ou doutoramento pelo IGOT. 25% de desconto no valor da propina Parceiros IGOT – entidades que suportem a totalidade da propina dos seus colaboradores – até 4 inscrições: 10% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura – 5 ou mais inscrições: 20% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura

a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências do território, ciências do ambiente, ciências sociais, arquitetura, engenharia civil, e outras áreas afins; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas acima indicadas; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do IGOT; d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso pelo Conselho Científico do IGOT.